Nova Publicação: Marx e a Modernidade
Compartilho minha mais nova publicação: "O discurso filosófico da modernidade" na Revista Multitemas da UCDB. Segue o Abstract:
As relações entre Marx e a modernidade são um tema bastante explorado. Porém, possuem a relevância de direcionar a atenção para os discursos propriamente filosóficos mais do que as análises sócio-econômicas feitas por este autor. Neste artigo pretende-se, a partir de uma leitura kantiana de Marx, delinear alguns comentários com o intuito de identificar nele certa compreensão filosófica sobre a modernidade – ainda que Marx não utilize propriamente o termo “modernidade”. Por meio de uma revisão bibliográfica e para alcançar o intento deste artigo, três textos serão comentados: A ideologia alemã (1846), O Manifesto do Partido Comunista (1848) e as Contribuições críticas à economia política (1859). A escolha destas obras se deve, por um lado, pela proximidade dos temas; por outro, pela relevância que os comentadores dão a elas na hora que comentar a modernidade em Marx.
Boa noite professor Victor, Boa iniciativa de reinaugurar esse espaço para refletir sobre o difícil momento da política em nosso pais e o niilismo em Nietzsche. E de quebra apresentar um artigo sobre o pensamento de um personagem tão atual como Karl Marx.
ResponderExcluir