"Roda Viva" no Curso de Filosofia da UCDB



Há um tempo tenho experimentado uma metodologia de avaliação que chamo de "Roda Viva". Inspirada no programa homônimo, ela procura avaliar a capacidade do acadêmico de pensar uma teoria filosófica no seu todo, gerindo novas interpretações e soluções inteligentes para problemas advindos de perguntas da roda.

Tenho aplicado a metodologia em várias disciplinas. Este ano os "premiados" foram os acadêmicos do 4o semestre de filosofia da UCDB na disciplina de Epistemologia das Ciências. A dinâmica é bem simples: dividimos por duplas, cada dupla é sorteada com um teórico, e a cada dia um dupla é posto na roda para responder perguntas dos colegas, tal como o programa mesmo. Não há necessidade de apresentar, mas apenas de estar preparado para responder, o que é bem mais desafiador.

Tenho percebido que esta dinâmica é bem válida e produz bons resultados. No início, os acadêmicos sentem certo receio, mas depois eles mesmos reconhecem sua importância. Ao final, eles se percebem mais confiantes e mais capacitados para o exercício do filosofar.

Comentários

  1. Muito bom mesmo professor, parabéns.
    O receio é verdadeiro, contudo a experiência é fantástica. Obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário